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GA4 e CDP: como integrar e aproveitar dados de forma estratégica

Profissionais analisando dashboards de métricas e relatórios digitais em notebooks e tablets, representando integração do GA4 com CDP.

O Analytics durante muitos anos foi líder e essencial para todo o time de dados digitais e marketing de qualquer empresa.   

E não poderia ser diferente com o Google Analytics 4 continua sendo uma ferramenta fundamental para compreender o comportamento dos consumidores em seus sites e aplicativos, adaptando-se continuamente ao cenário tecnológico e regulatório em constante evolução.  

Essa poderosa ferramenta, impulsionada pela inteligência artificial do Google, oferece insights relevantes, prevê comportamentos de compra futuros e resolve desafios no processo do consumidor. 

O que é o Google Analytics 4 

Desde o lançamento do Google Analytics 4, o Google tem se empenhado em aprimorar suas soluções para atender às diversas necessidades das empresas.  

Hoje, o Google se alegra em apresentar novas ferramentas que atendem a demandas frequentes, visando garantir que os usuários alcancem seus objetivos de medição em suas propriedades do Analytics 360. 

Empresas de grande porte e agências muitas vezes têm equipes distintas, cada uma com necessidades específicas de relatórios.  

O objetivo do Google é simplificar e acelerar o acesso às informações necessárias para cada equipe.  

 

Leia também: CDP: entenda seu impacto na evolução do marketing digital 

Como funciona o GA4 

Desde 2024 os usuários tem a capacidade de personalizar as experiências de relatórios para diferentes funções e equipes dentro de suas organizações.  

Relatórios personalizados 

Por exemplo, será possível criar uma experiência de relatório exclusiva para a equipe de gerenciamento de campanhas publicitárias, adaptada às necessidades específicas, em vez de utilizar o padrão do Google Analytics 4. 

Divisão de subpropriedades 

Além disso, uma forma eficaz de otimizar o trabalho das equipes é estruturar suas contas com subpropriedades e propriedades consolidadas.  

Isso contribuirá para alcançar objetivos de governança de dados, controle de acesso e relatórios.  

Integração com plataformas de dados externas 

É possível vincular subpropriedades e propriedades consolidadas ao Display & Video 360, Campaign Manager 360 e Search Ads 360, facilitando a consecução de metas de compra de mídia. 

O Google introduziu também um tipo de exportação mais rápido e completo para o BigQuery, seu data warehouse na nuvem.  

Isso permitirá que os usuários recebam seus dados do Google Analytics 4 de forma confiável e consistente diariamente.  

Imagine, por exemplo, que você seja um profissional de marketing interessado em criar um público de novos clientes de alto valor, com critérios específicos.  

No BigQuery, será possível usar seus dados de primeira parte do Google Analytics 4 para criar modelos preditivos personalizados de ciclo de vida, adaptados às necessidades do seu negócio.  

A exportação diária do BigQuery fornecerá novas informações valiosas para ajudá-lo a identificar esses clientes.  

Exportação simplificada 

O Google também implementou um acordo de nível de serviço (SLA) que garantirá que suas informações estejam disponíveis para exportação no mesmo horário todos os dias, simplificando os fluxos de trabalho de análise. 

É importante ressaltar que todas essas inovações estão disponíveis somente para aqueles que utilizam o Google Analytics 4.  

Isso permitirá que os usuários tenham um período de três meses para validar dados e configurações e exportar dados históricos, se necessário. 

 

Confira também: A bolha da internet e a tecnologia de CDP: Como a história teria sido diferente? 

Os próximos passo do Analytics 

À medida que o Google direciona recursos para aprimorar o Google Analytics 4 e atender a essas demandas tecnológicas e regulatórias, não pode garantir que todas as funcionalidades do Universal Analytics 360 continuem funcionando como o esperado.  

A partir de março, algumas capacidades de publicidade do Universal Analytics 360 deixaram de ser compatíveis com o tráfego na Área Econômica Europeia (AEE).  

Por exemplo, não é mais possível exportar conversões e audiências do Universal Analytics 360 para o Google Ads e Google Marketing Platform para o tráfego na AEE. 

Para facilitar a transição, o Google trouxe uma nova maneira de atualizar programaticamente as propriedades do Google Analytics 4 para o Analytics 360 via API.  

Para garantir que sua medição continue atendendo às necessidades do seu negócio, o Google recomenda a migração das propriedades do Universal Analytics 360 para o Google Analytics 4 até março de 2024. P 

Para auxiliar nessa transição, o Google disponibiliza um guia passo a passo que o orientará na configuração completa do Google Analytics 4 e na personalização de acordo com suas necessidades.” 

Aproveite todos esses recursos disponíveis no Google Analytics 4 e fale com dos nossos consultores para fazer a integração com uma CDP. 

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