Customer Data Platform (CDP): entenda como a ativação de dados do cliente pode ajudar na segmentação do público Admin outubro 10, 2022

Customer Data Platform (CDP): entenda como a ativação de dados do cliente pode ajudar na segmentação do público

Após um longo tempo de pandemia, muitas empresas se atentaram para o mercado digital. O fortalecimento dos canais de comunicação proporcionou formas mais personalizadas de atendimento ao cliente. Afinal, a verdade é uma só: quem não se atualiza fica para trás. 

Se você deseja que sua empresa cresça, alavanque suas vendas e melhore sua performance, a Customer Data Platform (CDP) é o melhor caminho. Através da ativação de dados do cliente, a plataforma oferecerá um panorama concreto e ativo para as ações da sua empresa.

A CDP é capaz de integrar dados e garantir a usabilidade de seus serviços de forma personalizada. 

Como funciona uma Customer Data Platform?

A Customer Data Platform é um sistema que realiza a coleta de dados do seu cliente de forma segura, unificando-os através de um padrão específico.

Confira as três etapas que a CDP executa para beneficiar sua empresa:

Dados primários: coleta e unificação

Toda empresa que se preza possui um setor que realiza a coleta e a análise de dados dos clientes. Mas, quando se trata do meio digital, sabemos que existem muitos canais que não transmitem seus dados, pois operam em silos, como, por exemplo, os e-mails. 

Esse cenário impossibilita a visão completa do cliente, causando uma incerteza nas ações da empresa. 

Através da Customer Data Platform, isso pode ser superado. A plataforma de dados do cliente elimina esses problemas, conectando todas as ferramentas que os profissionais de marketing usam. Assim, a CDP age como uma única base da verdade para os dados originais do cliente.

  1. Gerencia os dados 

A CDP é capaz de gerenciar os dados primários dos seus clientes, garantindo a privacidade e os direitos de dados do consumidor. Esse é um grande benefício para as empresas, principalmente depois da atualização da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018.

Através do controle de fluxos de dados entre os variados canais, a CDP é capaz de gerenciar o consentimento de uso dessas informações, assegurando que sua empresa esteja alinhada às novas leis. Evitar penalidades é extremamente importante para garantir um bom posicionamento no mercado.

Portanto, a sua empresa precisa gerenciar e documentar esse fluxo de informações e processo de autorização de uso de dados.

  1. Ativação de dados do cliente 

Se você já se cadastrou em alguma lista de e-mails ou em um site, provavelmente já deve ter acionado aquele espaço que autoriza o uso das suas informações para um determinado fim. Esse processo é feito por uma CDP.

Após receber a permissão para coletar dados originais de usuários, unificar e estruturar os perfis, chega o momento da ativação de dados do cliente. A CDP é capaz de criar segmentos de público que podem ser usados para potencializar a sua presença nas plataformas e canais de marketing.

Ativação de dados do cliente: o novo ouro

Com o avanço dos canais digitais de comunicação, a forma de se relacionar na internet mudou. Agora, é possível criar uma experiência customizada para o seu cliente. 

Por meio da ativação de dados, você consegue criar meios simples para aumentar o alcance da sua empresa. A CDP cria o perfil do seu cliente, oferecendo formas de contato mais personalizadas.

Os profissionais de marketing, CRM, Produtos e Receita nunca tiveram tanta vantagem como agora. Ao optar pela CDP, é possível desenvolver formas exclusivas de comunicação, fortalecendo a relação da sua empresa com o cliente.

Comunicação personalizada

As boas experiências marcam a nossa vida. Isso também acontece no processo de compras de um produto. 

Quando esse processo corresponde ou supera as nossas expectativas, passamos a indicar aquela empresa e dificilmente esquecemos dela. Através da ativação de dados do cliente, você é capaz de estabelecer uma relação personalizada com o usuário, de acordo com os seus desejos.

Os clientes gostam quando as mensagens são personalizadas com base nas suas necessidades, objetivos e preferências. Isso cria um vínculo. Assim, a CDP é capaz de realizar uma comunicação personalizada baseada nos dados que os clientes compartilharam com você.

Na Ativação de dados você pode combinar as mensagens de acordo com os interesses dos clientes. Além disso, em alguns canais, é possível realizar uma conversa 1-1, aumentando as suas chances de venda e mantendo a comunicação no pós-venda.

E-mails e mensagens personalizadas com recomendações fazem com que o cliente se sinta ouvido e isso estreita as relações, aumentando as chances de uma compra futura. 

Alcance clientes em seu canal preferido

Você sabe verificar qual o canal em que sua empresa mais obtém resultados? Ao utilizar a CDP, você consegue analisar essas informações. Esse tipo de conhecimento proporciona uma otimização do trabalho, garantindo um investimento certo. 

SMS, chamadas telefônicas, aplicativos de mensagens, mídias sociais e e-mail oferecem infinitas formas de contato com o cliente. Através da CDP é rápido e fácil integrar essas ferramentas para realizar a ativação de dados do cliente, aumentando seu engajamento. 

Não há desculpas! Com a Customer Data Platform a sua empresa pode alcançar o cliente ideal, utilizando o seu canal de preferência. 

Este foi o caso da empresa Airbnb. Por meio da ativação de dados do cliente, a empresa aumentou o número de reservas aprovadas. Se o cliente não respondesse o e-mail sobre a reserva, a empresa enviava um SMS. 

Eles utilizaram como canal de comunicação o SMS para reforçar a mensagem, alegando que o cliente teria apenas 32 horas para aceitar ou recusar a reserva. Isso potencializou a comunicação e aumentou as vendas da empresa.

Encontrando o cliente dos sonhos

O sonho de toda empresa é encontrar o cliente perfeito. Aquele que está disposto a pagar o melhor preço, aberto às novas propostas e pronto para adquirir o produto.

Agora, encontrar o cliente dos sonhos nunca foi tão fácil. Com a CDP, é possível criar o perfil do cliente ideal, que pode ser usado como benefício para diferentes situações: usabilidade do produto, análise da comunicação e segmentação. 

– Usabilidade do produto 

Entender o que o cliente acha do seu produto e se ele é útil é essencial para garantir a integridade e a manutenção da empresa, além de melhorar processos e assegurar o seu lugar no mercado digital. 

– Análise de comunicação 

Você consegue identificar qual é o melhor canal para a comunicação com seu cliente? Sabe dizer qual a melhor forma de iniciar a relação com o usuário? 

A CDP oferece solução para todos esses problemas. Com a ativação de dados do cliente, a plataforma desenvolve uma análise segura das melhores formas de comunicação da sua empresa.

Essa informação vai garantir que você faça investimento em campanhas de marketing de forma segura. 

– Segmentação

Por meio da segmentação, sua empresa será capaz de chegar no cliente ideal. Com uma comunicação personalizada, você terá muito mais chance de aumentar suas vendas.

A ativação de dados do cliente é o procedimento certo para quem quer melhorar a performance da sua empresa. Não fique para trás. Utilize uma boa Customer Data Platform para garantir bons resultados.  
Ficou interessado? A aunica Interactive Marketing é uma empresa com mais de 17 anos de experiência, especializada no uso da análise de dados para diversos tipos de segmentos. Entre em contato com a nossa equipe.