Desafios de uma indústria mal-acostumada à cultura de dados TS CDP outubro 7, 2025

Desafios de uma indústria mal-acostumada à cultura de dados

Indústria 4.0 com trabalhador monitorando robôs industriais e analisando dados em laptop, simbolizando automação e transformação digital no setor industrial.

Empresas centenárias de energia terão que se adaptar ao mercado aberto que surge no horizonte

A indústria de energia desempenha um papel fundamental na nossa sociedade. As empresas brasileiras competentes e centenárias mantiveram as luzes acesas e os motores funcionando por muitos anos, sustentando nossa economia e garantindo o conforto de milhões de famílias no Brasil.  

Apesar disso, estas mesmas empresas enfrentam uma transformação sem precedentes desde então, que ameaçam sua confortável posição e as forçam a se adaptar em breve a um mercado aberto para consumidores finais, que até então é um mercado regulado com tarifas definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Atualmente, e até dezembro deste ano, o mercado livre no Brasil permanece restrito a empresas e estabelecimentos com demanda igual ou superior 500kW.  

A partir de 1º de janeiro de 2024, o mercado livre estenderá a todos os consumidores atendidos em alta tensão, e isso já marcará um ponto de virada significativo na indústria de energia, ampliando o mercado para um número maior de consumidores. 

Com expectativas de expansão em 2028, o mercado livre atingirá todo o tipo de consumidor, independentemente da carga, ou seja, incluindo aqueles com carga igual ou inferior a 1.000 kW, como explicado neste artigo da Replace Consultoria. ( 

Com este cenário, fica claro que empresas de energia que operam globalmente e enfrentam esta realidade em outros países largam na frente, uma vez que sua operação provavelmente já possui protocolos claros para trabalhar com concorrências e livre mercado. 

Isso demonstra uma dificuldade ainda maior para empresas nacionais enfrentarem este desafio. 

Confira: Zero-party data: entenda o conceito de uma estratégia em evolução 

 

O papel vital da tecnologia e da sustentabilidade 

Com esta mudança, a adaptação a tecnologias e a sustentabilidade energética se tornam essenciais para o sucesso das empresas de energia no Brasil. Aqui pontuamos como as empresas podem enfrentar estes desafios: 

  1. Implementação de tecnologias para análise de dados, que são fundamentais para otimizar a operação e responder às necessidades e exigências de seus clientes. 
  1. Gerar conteúdo e conhecimento de como sua empresa está trabalhando em torno de energia sustentável é uma obrigação para estas empresas responderem a uma pressão crescente dos consumidores por energia limpa e sustentável no Brasil, à medida que pessoas, empresas e reguladores buscam reduzir as pegadas de carbono. 
  1. Para atender as demandas dos clientes em um ambiente digital de rápida evolução, tecnologias de gestão de marketing como CDP e Personalização são imperativas e obrigatórias para uma boa estrutura de Martech. Isso permite que empresas coletem e analisem dados de clientes, personalizem ofertas e melhorem a experiência de seus consumidores. 

Sustentabilidade na indústria representada por ícones digitais de ESG sobre laptop, destacando inovação, responsabilidade social e gestão ambiental.

Para este último ponto, é crucial que as grandes empresas participantes desta indústria definam seus clientes ideais e possuam meios de coletar informações de quaisquer fontes, a fim de conhecer a fundo e personalizar a comunicação com cada um destes clientes, na hora certo com a mensagem certa.  

Aqui há 5 benefícios de como as empresas de energia podem aproveitar de tecnologias como Customer Data Platform (CDP) que ajudam a melhorar a eficiência operacional, o relacionamento e aquisição do cliente: 

1 – Segmentação e personalização de campanhas de marketing 

Ao utilizar uma CPD, em pouco tempo a empresa terá a capacidade de construir perfis de clientes e prospects dentro de uma base de dados viva e ativa, coletando e consolidado dados de várias fontes, incluindo informações de consumo, histórico de pagamento, região e suas preferências.  

Isso permite que as empresas possam criar rápida e estrategicamente segmentações precisas, possibilitando campanhas de aquisição e relacionamento altamente personalizadas, por exemplo, ao direcionar ofertas especiais de economia de energia para clientes com padrões de consumo específicos, ou mesmo criar look-a-like de base inadimplente para não atrair clientes indesejáveis. 

2 – Previsão de demanda 

Com a capacidade de coletar e analisar dados de consumo histórico, as empresas podem utilizar uma CDP para previsão de demanda de energia de cada cliente e criar campanhas direcionadas com cada um por meio de sistemas como CRM para comunicações eficientes e transparentes. 

Leia também: A bolha da internet e a tecnologia de CDP: Como a história teria sido diferente? 

3 – Atendimento ao Cliente 1-a-1 em tempo real 

Uma CDP permite que as empresas acessem o perfil completo de cada cliente, alinhado à LGPD, incluindo histórico de interações e preferências.  

Isso é inestimável na construção de relacionamento, e ainda assim permite a eficiência operacional, direcionando canais mais baratos na comunicação, alinhado às preferências dos clientes, e desbloqueando canais mais complexos com uso de audiência, como WhatsApp, por exemplo, fornecendo respostas mais rápidas e relevantes a consultas e solicitações. 

4 – Detecção de fraudes e uso não autorizado:  

Com o acompanhamento preciso do consumo de energia e análises em tempo real, empresas de energia podem usar uma CDP para identificar padrões de uso suspeito ou incompatíveis com o perfil do cliente. 

Assim pode ser acionados triggers em tempo real para abastecer canais e tecnologias anti-fraude, detectando precocemente possíveis fraudes como desvio de energia e uso não autorizado. 

5 – Previsão de falha em equipamentos:  

Manutenção preditiva é uma aplicação crítica para empresas deste setor, e com uma CDP aliada ao uso de sensores e dados de equipamentos, juntamente a informações de consumo de energia. 

Isso permite que empresas possam prever falhas em transformadores ou linhas de transmissão, permitindo o contato direto com o cliente final para agendamento de manutenção antes de ocorrer a falha, reduzindo tempo de inatividade e economizando custos de reparo. 

Esses são alguns exemplos de como empresas do setor de energia podem aproveitar uma CDP e toda uma estrutura de Martech na sua operação.  

A capacidade de coletar , integrar e analisar dados de clientes é uma vantagem significativa em um mercado em constante evolução. 

Conclusão: preparar-se para o futuro da energia no Brasil 

A indústria de energia no Brasil está diante de um futuro transformador, à medida que o mercado se abre progressivamente e as expectativas dos seus consumidores vão seguir a tendência de expectativas de produtos e serviços em um mercado livre – ou seja, maior eficiência, menores custos, energia limpa, entre outros.  

Estas centenárias empresas no Brasil precisam estar preparadas para abraçar esta mudança, e isto significa investir em tecnologia e sustentabilidade e colocar o cliente no centro de suas operações. Isso já é uma realidade para o Varejo, Bens de Consumo, Turismo, entre outras tantas indústrias que conhecemos.  

Aqueles que conseguirem se adaptar a esta realidade tê a oportunidade de prosperar em um mercado livre e competitivo, onde a escolha do fornecedor de energia é uma realidade para um número crescente de consumidores no Brasil. 

Enfrente os desafios da modernidade, fale com dos nossos consultores para fazer a integração com uma CDP.