Desafios de uma indústria mal-acostumada à cultura de dados

Data da publicação:

Indústria 4.0 com trabalhador monitorando robôs industriais e analisando dados em laptop, simbolizando automação e transformação digital no setor industrial.

Empresas centenárias de energia terão que se adaptar ao mercado aberto que surge no horizonte

A indústria de energia desempenha um papel fundamental na nossa sociedade. As empresas brasileiras competentes e centenárias mantiveram as luzes acesas e os motores funcionando por muitos anos, sustentando nossa economia e garantindo o conforto de milhões de famílias no Brasil.  

Apesar disso, estas mesmas empresas enfrentam uma transformação sem precedentes desde então, que ameaçam sua confortável posição e as forçam a se adaptar em breve a um mercado aberto para consumidores finais, que até então é um mercado regulado com tarifas definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Atualmente, e até dezembro deste ano, o mercado livre no Brasil permanece restrito a empresas e estabelecimentos com demanda igual ou superior 500kW.  

A partir de 1º de janeiro de 2024, o mercado livre estenderá a todos os consumidores atendidos em alta tensão, e isso já marcará um ponto de virada significativo na indústria de energia, ampliando o mercado para um número maior de consumidores. 

Com expectativas de expansão em 2028, o mercado livre atingirá todo o tipo de consumidor, independentemente da carga, ou seja, incluindo aqueles com carga igual ou inferior a 1.000 kW, como explicado neste artigo da Replace Consultoria. ( 

Com este cenário, fica claro que empresas de energia que operam globalmente e enfrentam esta realidade em outros países largam na frente, uma vez que sua operação provavelmente já possui protocolos claros para trabalhar com concorrências e livre mercado. 

Isso demonstra uma dificuldade ainda maior para empresas nacionais enfrentarem este desafio. 

Confira: Zero-party data: entenda o conceito de uma estratégia em evolução 

 

Cadastre-se grátis, leia o conteúdo completo, e receba nossa newsletter diária.

AO CADASTRAR VOCÊ ESTÁ DE ACORDO COM OS TERMOS DE USO E PRIVACIDADE

Veja também

Mais lidas

COMPARTILHE