Por que coletar e unificar todos os dados primários é essencial para o seu negócio? TS CDP novembro 9, 2022

Por que coletar e unificar todos os dados primários é essencial para o seu negócio?

Sabemos que não existe fórmula mágica para um negócio ser bem-sucedido, mas existem ações que podem potencializá-lo. Um deles é conhecer seu cliente e entender se ele está satisfeito com seu serviço ou produto. 

Atualmente, devido às diversas tecnologias, existem várias formas do cliente se relacionar com sua empresa, seja interagindo em redes sociais, visitando seu site, por telefone, efetuando uma compra em uma loja física, ou através de um e-mail. E entender o que o seu cliente deseja e o valor que ele enxerga no seu produto é essencial para fazer seu negócio alavancar.  

Neste sentido, a coleta de dados primários é essencial para o sucesso de uma empresa. Organizar sua camada de dados primários (ou 1st-party data) levam uma empresa a ter um panorama completo de seus clientes. E, a partir disso, é possível coletar e criar audiências poderosas e comunicações hipersonalizadas, gerando valor ao cliente durante sua jornada até a compra de um produto ou serviço.  

A melhor forma de coletar e unificar dados

Você sabe o que é uma Customer Data Platform?   

Conhecida como CDP, a Customer Data Platform é uma plataforma de dados do cliente. Trata-se de um conjunto de softwares que coleta os dados de várias plataformas, que normalmente funcionam de forma isolada dentro da empresa, para criar um único banco de dados de clientes centralizado. Essa base de dados contém informações sobre todos os pontos de contato e interações que o cliente realizou com seu produto ou serviço.  Ou seja, a CDP coleta e unifica todos os dados primários de seus clientes para sua empresa.  

Uma das maiores vantagens da CDP é a possibilidade de segmentar os dados de infinitas maneiras para que se possa criar ações mais personalizadas e assertivas para seu público. É possível também utilizar e reunir dados de parceiros e de terceiros, mas o grande foco da CDP reside no uso e ampliação de jornadas que contemplem audiências de clientes da empresa. Para entender melhor essa estrutura, reunimos algumas informações sobre diferentes tipos de dados:

1.Dados primários  

Os dados primários são as informações do cliente coletadas diretamente pela sua própria empresa. Portanto, se sua empresa não possui uma forma segura de realizar essa coleta, precisa rever sua estrutura de comunicação com o cliente. No caso dos dados primários, informações de site, aplicativo, CRM, dados de call center, dados transacionais de lojas físicas, formulários, listas de e-mails, pesquisas, são alguns exemplos para a coleta de dados. É importante ressaltar que essa coleta de dados primários só é possível mediante a autorização do usuário, alegando o motivo da coleta e deixando claro para o que serão usadas as informações, respeitando a LGPD.  

2.Dados de parceiros e terceiros   

 Enquanto os dados primários são informações coletadas diretamente do cliente, os dados de terceiros são dados do usuário que as empresas compram ou compartilham com outras empresas.  

Dados de parceiros são normalmente compartilhados bidirecionalmente entre 2 empresas. Suponha que um nutricionista possa compartilhar informações com personal trainers, de maneira que visem uma experiência melhor ao cliente em comum.   

Já os dados de terceiros são utilizados mais vezes pelo setor de marketing para facilitar o processo de segmentação de novos usuários e clientes em potencial. Esses dados são mais eficientes para personalizar sites para novos usuários e monetizar aplicativos.   

Apesar desse benefício, existe um empecilho para a utilização de dados de terceiros. Dada a frequência com que os dados de terceiros mudam de mãos, temos um problema grave: é difícil determinar se eles foram coletados com consentimento do usuário. Outro problema no uso dos dados de terceiros é a falta de controle para identificar a quem representa alguma audiência; neste caso, em sua grande maioria, bases de dados de terceiros normalmente não teriam uma integração efetiva com os dados 1st-party do cliente, perdendo, por sua vez, valor no uso desta informação no desenvolvimento de casos de uso.  

Se sua empresa deseja trabalhar com dados de terceiros, é necessário garantir o consentimento desses usuários, evitando a infração da LGPD, coleta de dados falsos ou desorganizados. 

3.LGPD: Proteja os dados do seu cliente    

  A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). De acordo com o site do Governo Brasileiro; “a Lei n° 13.709/2018 foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.”  

Garantir a integridade dos dados do seu cliente é essencial para o seu negócio. Quando falamos de coleta de dados primários e de terceiros, é importante levar em conta a missão da empresa como guardiã de dados dos clientes.   

Se você ainda não sabe como proteger as informações do seu cliente, saiba que a CDP é o caminho ideal para assegurar os dados do seu usuário.  

4.A importância da CDP para uma experiência personalizada 

A CDP é a ferramenta certa para unificar e coletar os dados primários. Um dos problemas que a plataforma resolve é a dificuldade de registrar dados em determinadas ferramentas que operam em silos diferentes.  

Com a CDP isso pode ser superado, eliminando esses e outros problemas, através da conexão de todas as ferramentas que os profissionais da empresa usam. Deste modo, a CDP funciona como um único mapa que guarda a base de dados originais do cliente, possibilitando criar experiências personalizadas e relevantes ao seu público.  

5.O gerenciamento ideal para sua empresa   

Sem o gerenciamento dos dados fica mais desafiador realizar um planejamento eficaz para alavancar seu negócio. E a CDP se torna o apoio necessário nesta etapa de criação de estratégias, com dados precisos e úteis.  

Uma das etapas criadas pela CDP é um plano de rastreamento de dados, algo essencial para um excelente gerenciamento de dados do cliente e para que a estratégia de governança de dados aconteça. Em geral, os planos possuem o formato de documentos ou planilhas que são usados ​​em uma organização. Eles servem tanto como ferramentas de gerenciamento de projetos, quanto como documentos de referência.  

E se você deseja que seu negócio seja potencializado, precisa de uma boa CDP para governar a coleta e analisar os dados de seus clientes.